sexta-feira, 1 de junho de 2012

Pele seca x inverno

Olá!

Como expliquei no primeiro posto do Blog, o que me levou a virar uma viciada em cremes foi uma doença de pele que tenho: a Ictiose.
Quem tem ictiose tem a pele muito ressecada, e isso piora muito no inverno. Com o passar dos anos fui aprendendo alguns truques para amenizar o ressecamento. As dicas servem para todas, já que todas as peles ficam mais ressecadinhas ;-)

- Durante o Banho:
1) Evitar banhos muito quentes e prolongados, a água quente retira mais gordura da pele então, quanto mais quente o banho, mais a pele resseca. E o banho muito longo é por que, quanto mais tempo você ficar sob a água, mais você limpará a pele da proteção natural que ela tem.
2) Cuide o sabonete escolhido. Prefira sabonetes com propriedades hidratantes/emolientes. Uma má notícia para vocês: com o tempo percebi que, quanto mais perfumado o sabonete, mais ele resseca (afsh!). Não sei por que, não sei a relação, mas comigo sempre é assim, quanto mais forte o perfume, maior a tendência de ressecamento e alergias.
Dicas de sabonetes para peles ressecadas: Dove, Sabonete em barra ou o líquido de Manteiga de Karité (da Loccitane), Leite e Mel (da Boticário, esse é cheiroso e não resseca muito a pele), a Natura tem váááários sabonetes hidratantes bem bons.
Dicas de sabonetes para peles muuuuuito secas (e para quem sofre com Ictiose): esses são mais caros mas ressecam bem menos ou quase nada em alguns casos. Encontra-se em farmácias, não vendem no supermercado. Sabonete em barra ou o líquido de Manteiga de Karité (da L'Occitane), Hidrafil (da Stieffel), Oilatum, Aveno (Galderma)
3) Não fique espalhando sabonete demais no corpo! Assim como sabão de louça, a função do sabonete é tirar a sujeita, e o ÓLEO no nosso corpo. Quanto mais sabonete, mais ressecada!

- Após o banho:
1) Não esfregue a toalha no corpo, seque dando batidinhas, assim você mantém um pouco de umidade no corpo e ajuda o creme a absorver melhor.
2) Após praticamente dizer que não se pode usar sabonetes cheirosos (coisa que toda mulher ama), vou dar um conselho para ficar cheirosinha depois do banho: invista em cremes e óleos de banho bem perfumadinhos, assim você fica com o cheiro do creme;.
3) Passe o creme hidratante antes da pele secar totalmente, se a pele ainda estiver úmida, absorverá melhor o creme e hidratará mais. Aqui não vou indicar creme pois cada um sabe o quanto precisa de hidratação. Para quem tem a pele muito seca, uma dica que dou é, com o creme já na mão para espalhar no corpo, pingar 2 ou 3 gotinhas de óleo de sua preferência, isso ajuda o creme a espalhar e dá uma hidratada a mais.

Nunca espere a pele ressecar para cuidar dela. Depois do estrago feito, é muito mais difícil controlar.

E lá vamos nós encarar o inverno e tentar nos manter belas com esse frio todo que virá.

Beijo
Ale